adsense

Descrição dos componentes do robo parte 1

Este robo foi a minha prova de aptidão profissional (P.A.P).
Pressupostos TeóricosNeste ponto iremos fazer uma descrição um pouco detalhada acerca dos componentes que foram necessários na construção do robô, permitindo a pessoas que não estejam dentro da área ou não percebam de electrónica, fiquem com uma explicação de como funcionam esses componentes, e que também tenham uma melhor percepção acerca do funcionamento do robô.Na realização deste projecto foi utilizado um conjunto de componentes que passamos a descrever:

Objectivos
A realização deste projecto tem como principal objectivo testar e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de três anos, de formação profissional no curso de Electrónica e Telecomunicações. Tem ainda como finalidade participar num concurso de robótica (concurso do robô bombeiro) que vai ter lugar na cidade da Guarda, sob a responsabilidade do Departamento de Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG (ver regras em anexo). E por ultimo e talvez o mais importante, o objectivo da realização pessoal, de sermos ou não capazes de concluir um projecto desta envergadura



Descrição dos componentes:


Resistências – A resistência é um dos componentes imprescindível na construção de qualquer equipamento electrónico, é ela que permite distribuir adequadamente a tensão e corrente eléctrica a todos os pontos necessários.Resistência é o valor da oposição ao fluxo da corrente num circuito.É medida em ohms. Um ohm é uma unidade que diz quanta oposição, tem uma resistência ao fluxo da corrente. Valores maiores das resistências são expressos em Kilohoms ou megahoms.No robô vão ser utilizadas resistências na placa-mãe na activadora por som, na activadora da ventoinha e led`s.


Potenciómetro - As resistências ajustáveis e variáveis, também designadas por reóstatos, potenciómetros, ou em adaptação da designação em língua inglesa, trimmers, são utilizadas em aplicações nas quais se exige a afinação ou a variação continua do valor nominal de uma resistência.
No nosso trabalho vai ser utilizado para variar a sensibilidade do microfone na placa do activador por som.


Condensadores – O condensador é um componente usado em quase topo tipo de dispositivo electrónico.
Ele permite armazenar cargas eléctricas na forma de um campo electrostático e mantê-la durante um certo período, mesmo que a alimentação eléctrica seja cortada.
Os condensadores são usados nas fontes de alimentação, nas placas mãe e em inúmeros outros componentes. A função mais comum é rectificar e estabilizar a corrente eléctrica, evitando que variações possam danificar qualquer dispositivo.
É justamente por causa dos condensador que nunca devemos tocar nos componentes internos da fonte de alimentação sem os cuidados adequados.
Você pode levar um choque considerável mesmo que a fonte esteja desligada da tomada.
No robô vão ser utilizados na placa do activador por som.



Díodos – Os díodos são componentes electrónicos formados por semicondutores. São usados como semicondutores, por exemplo, o silício e o germânio, que em determinadas condições de polarização, possibilitam a circulação de corrente.
Externamente, os díodos possuem dois terminais, Ânodo (A) e o Cátodo (K) e há, próximo ao terminal Cátodo uma faixa que o indica. Possui formato cilíndrico. O díodo é a aplicação mais simples da união PN (semicondutores) e tem propriedades rectificadoras, ou seja, só deixa passar a corrente em um certo sentido (Ânodo – Cátodo), sendo o contrário impossível, excerto nos díodos de zener, que nessa condição deixam passar uma tensão constante. Existem certas variações na sua apresentação, de acordo com a corrente que o percorre.




Circuito Integrado – Os circuitos integrados como o próprio nome sugere, são componentes que no seu interior possuem outros componentes, integrados de tal maneira que formam circuitos electrónicos. São componentes de fácil acesso e relativa simplicidade, que estão presentes cada vez mais no nosso dia a dia, dentro de televisores, rádios e em computadores.
O processo industrial mais comum para a sua fabricação consiste na gravação por meio fotográfico em uma superfície de silício. Logo o silício que recobre regiões activas é convertido em um óxido ou um nitrito inertes. Os transístores resultantes desse processo são planos, o que facilita a sua ligação.
Esse é o processo que origina os circuitos integrados, mais conhecidos como “chips”, que ganham cada dia mais espaço na electrónica.
Os circuitos integrados realizam tarefas que vão desde a amplificação de sinais até a realização de cálculos complexos. São formados por elementos fixos instalados num único suporte semicondutor. Vai ser utilizado no activador por som.
Vou então passar apresentar o circuito integrado que vou utilizar no meu projecto: LM324

Microfone – Ele permite que a comunicação do orador seja mais natural e espontânea, possibilitando falar a grandes plateias da mesma forma como se conserva com uma ou duas pessoas.
Vai ser utilizado no activador por som para receber a frequência para activar o robô.