adsense

Descrição dos componentes do robo parte 2


Sensor Ultra Sónico SRF05SRF05 é um sensor de distâncias com a função de detectar objectos e medir a distância entre 3 a 4 metros. O sensor trabalha por ultras sons para fazer a medida.
É de utilização simples com a programação que vamos utilizar. Vai ser utilizado para medir os quartos e os corredores, detectando também qualquer obstáculo que se encontra no caminho. Irão ser utilizados quatro sensores que vão ser colocados na parte da frente do robô, um no centro, um voltado para o lado direito, e dois para o lado esquerdo.








Sensor da Linha Branca – Este sensor foi utilizado no robô com o objectivo de detectar uma linha branca que se encontra à entrada dos quartos (pertencentes à maqueta utilizada para testar o robô).
O sensor da linha branca é um sensor que reflecte infravermelhos.
O sensor utiliza um TTL estável, de sinal alto e sinal baixo (+5v-“1” e 0v-“0”) dependendo do tipo de sensibilidade do sensor.
O LED está ligado e a saída é baixa quando o sensor está posicionado sobre uma superfície preta, quando o LED desliga-se e a saída é alta quando o sensor é posicionado sobre uma superfície branca. O sensor tem 8 conectores que podem ligar directamente à
mini placa do micro-controlador.





Placa-mãe (Motherboard) – A placa-mãe é a que vai conter o micro controlador basicx-24 que tem armazena toda a programação do robô.
É esta placa que vai dar todas as instruções ao robô, ou seja, vai funcionar como o cérebro do robô. Contem as portas em que vai ligar os servos e os sensores.



Basic Bx-24 – O Basic Bx-24 é o micro controlador em basic sendo o mais potente do mercado. Este circuito é tudo o que se precisa para iniciar qualquer projecto de robótica.
O Basic Bx-24 reúne um circuito do tamanho de um chip de 24 patas num micro controlador Atmel, a memória EEPROM de 32 kbytes, o regulador de tensão e a porta Rs232, de forma que basta escrever os programas (no Basic), PC, e mais tarde enviada e compilada na placa para que os dados sejam executados de forma independente.


Sensor Ultravioleta – A utilização deste sensor tem como objectivo, detectar os raios ultravioletas que um objecto luminoso transmita, neste caso uma vela.





Roda Giratória – Esta roda vai ficar instalada na traseira do robô e vai permitir ao robô deslocar-se em todas as direcções sem qualquer dificuldade.



Rodas – A roda de neopreno indicada especialmente para o uso nos robôs e para os projectos de robótica. Esta roda é aparafusada directamente na placa do servo, fornecendo grande tracção, graças à aderência do neopreno puro.
Além, da tracção esta roda oferece um movimento suave e silencioso graças ao efeito de esponja que corrige irregularidades.






Servomotor – O servo HSR1422CR é um servo “potente”. As suas rotações superiores, junto com as suas engrenagens de nylon, permitem transmitir toda a potência dos seus 2.8 kg/força em projectos de robótica.
Têm a característica de serem bastante resistentes garantindo um bom desempenho do robô. Podem funcionar com voltagens de 4.8 a 6 Volts. Foram utilizados 2 servos motores no robô, (nas rodas do robô).
Conexões: Amarelo-Sinal; Vermelho-Positivo; Preto-Negativo.




PVC Condensado – É um material sólido, fácil de manusear e leve. Foi utilizado para construir toda a estrutura do robô.
Foi pensado e testado qual deveria ser o material a utilizar e chegou-se a conclusão que este seria o mais apropriado.
Iniciou-se o projecto, desenhando a estrutura que se pretendia com as medidas certas em folhas A3.
Quando se chegou ao que se pretendia foi preciso a ajuda de um serrote com uma lâmina adequada para o corte do PVC condensado. Após este passo utilizamos uma lima para o aperfeiçoamento da estrutura.


Ventoinha – A ventoinha tem duas hélices e é feita de plástico. O motor foi retirado de uma drive cd-rom de um computador por ter uma boa rotação. Enquanto que a hélice é geralmente utilizada no aeromodelismo.



Placas de Circuito Impresso (PCI) – São placas onde vão ser imprimidas as matrizes dos circuitos, tais como, a placa, o activador por som e o circuito da ventoinha.


Basic-x – Este é o programa que foi utilizado para “programar” o robô. Em anexo encontra-se todo a programação utilizada.

Baterias – As baterias são de 9v e foi pensado qual seria a melhor bateria a usar nomeadamente em termos de dimensões, voltagem e peso.